• 2 min read

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, segunda-feira, em Luanda, a irmandade e os laços de cooperação e de amizade entre os povos de Angola e de Cabo Verde, patentes nas comemorações dos 50 anos da Independência daquele país.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após participar nas comemorações do 50º aniversário da independência de Cabo Verde, a líder parlamentar frisou que durante a estada em Cabo Verde ficou patente, nos vários momentos que privou com as autoridades cabo-verdianas, a forte ligação entre os dois países e povos, alicerçada nos laços de consanguinidade, história comum e de luta pela liberdade.

“Nós notamos que há uma democracia vibrante, exaltada nas várias intervenções feitas nas actividades alusivas à data, tanto na Sessão Evocativa quanto no acto central, que teve lugar na Assembleia Nacional de Cabo Verde”, salientou Carolina Cerqueira, citada pela Angop.

Durante o evento, foi exaltado o percurso histórico do país nas cinco décadas de autodeterminação nos domínios económico, político e, sobretudo, democrático.

A chefe da “Casa das Leis” mostrou-se regozijada com o tratamento diferenciado prestado à delegação angolana, tendo acrescentado que para Luanda traz as “saudações do povo cabo-verdiano e a reafirmação da amizade e da comunhão dos princípios e valores dos dois países”.

Na ocasião, a delegação angolana pôde privar com as diferentes delegações de alto nível convidadas para o cinquentenário da independência de Cabo Verde, num momento de interação ímpar e de troca de experiências sobre temas de interesse comum, com vista ao reforço da diplomacia parlamentar.

A delegação angolana, chefiada por Carolina Cerqueira, foi integrada pelos deputados Justino Pinto de Andrade, 4.º vice-presidente da Assembleia Nacional, José Semedo e Sara Fialho.

De referir que a independência de Cabo Verde foi declarada a 5 de Julho de 1975, numa cerimónia no Estádio da Várzea, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago.

VC/MIGUEL FUA