
- By Equipe de Marketing
- |
- abril 4, 2025
- 2 min read
A China anunciou na sexta-feira que irá impor uma tarifa de 34% sobre os produtos importados dos EUA, a partir de 10 de abril.
A medida é uma resposta a uma imposição americana do mesmo montante sobre os produtos chineses, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no início desta semana, como parte do seu pacote chamado “Dia da Libertação”.
O Ministério do Comércio de Pequim também informou que apresentou uma ação judicial na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas de Trump.
“É uma prática típica de intimidação unilateral que põe em perigo a estabilidade da ordem económica e comercial global. A China opõe-se firmemente a esta medida”.
A China anunciou num aviso que irá impor mais controlos à exportação de terras raras, que são materiais utilizados em produtos de alta tecnologia, como chips de computador e baterias de veículos eléctricos.
O Governo chinês acrescentou que iria acrescentar 27 empresas americanas às listas de empresas sujeitas a sanções comerciais ou a controlos de exportação. Anunciou também que tinha apresentado uma ação judicial junto da Organização Mundial do Comércio sobre a questão dos direitos aduaneiros.
VC/Anderson Mangovo | fonte: Euronews