• 2 min read

As autoridades angolanas têm de perceber que é preciso reduzir a dependência do petróleo, defende especialista. Tarifas impostas por Trump tiveram um impacto negativo no setor e podem enfraquecer procura energética, diz.

Gabriel Lembe, especialista em mercado de petróleo, apoia-se também num relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), segundo o qual as tarifas impostas pelo Presidente do Estados Unidos, Donald Trump, aos seus parceiros mais diretos, tiveram um impacto negativo no mercado de petróleo e podem acabar enfraquecer a procura energética.

Ao permanecer assim, será preocupante para Angola, um país que angaria receitas na ordem dos 40% do setor petrolífero para o seu orçamento anual, lembra o especialista em entrevista à DW. Neste mês, já chegou a ser cotado há 69 dólares para o BRENT, referência de exportação de Angola.

O executivo angolano está com perspetivas de proceder uma revistão do Orçamento Geral do Estado, como consequencias mais imediatas da queda do preço do barril de petróleo ao nível do mercado internacional.

Ler mais: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/africa/angola-a-depend%C3%AAncia-do-petr%C3%B3leo-tem-de-ser-reduzida/ar-AA1BhVE5?ocid=socialshare&pc=U531&cvid=29393a326a2b451e82d353a2b945aa8e&ei=9

Categories: EconomiaTags: