• 2 min read

A ilha de São Vicente, foi surpreendida por uma tempestade, na madrugada da passada segunda-feira, 11 de agosto, com chuvas intensas e enxurrada, o que acabou por causar várias mortes. O número ainda não foi confirmado, mas as informações dão conta da morte de uma criança (4 anos) e uma idosa em Ribeira Bote, três crianças na zona de Salamanca e outra morte em Monte Sossego (Cova).

Estas chuvas intensas que caíram durante a madrugada provocaram estragos significativos, levando o Governo a declarar situação de calamidade. A medida foi anunciada pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Os períodos mais críticos de precipitação ocorreram entre as 00h00 e as 07h00. Em São Vicente, entre as 03h00 e as 04h00, registaram-se cerca de 163 milímetros de chuva.

As autoridades estão a realizar o levantamento completo dos prejuízos. Até ao momento, foram reportados cortes de energia, ruas alagadas, viaturas arrastadas e danos significativos em várias habitações.

Espera-se a continuação de chuva de intensidade variável em todo o arquipélago, durante o período da manhã e início da tarde.

Prevê-se agravamento significativo do estado do mar, afetando as zonas costeiras Sul das ilhas do Sotavento e Barlavento Oriental (Boa Vista) com ondas de Sul, que poderão atingir 3 a 4 metros de altura.

O INMG diz que continuará monitorando de perto a situação e fornecerá atualizações regulares.

Categories: SociedadeTags: