
- By Portal Visão Cultural
- |
- agosto 28, 2025
- 2 min read
Angola, participa na 27ª Conferência Regional Africana da Interpol, que decorre de 27 a 29 de Agosto de 2025, na cidade do Cabo, África do Sul. A Conferência Regional africana, constitui um fórum estratégico de alto nível que congrega responsáveis das forças e serviços policiais do continente e tem como objectivo primordial a identificação de problemas específicos da criminalidade transnacional.
A delegação Angolana ao evento é encabeçada pelo Comissário-geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva – Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola e integra o Dr. Luciano Tanio da Silva – Director Geral do Serviço de Investigação Criminal do Minint, e fazem-se acompanhar pelos Comissário, José Carlos da Silva Piedade, Director da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais da PNA, Comissário, Anisabel Santana, Directora de Intercâmbio e Cooperação da PNA e o Subcomissario de Investigação Criminal, Tito Fernandes – Director do Gabinete Nacional da Interpol, assim como técnicos seniores do SIC e PNA.
Na manhã de hoje, teve lugar a cerimónia oficial de abertura, presidida pelo Ministro em Exercício de Polícia da SAPS, Prof. Firoz CACHALIA e membro do Parlamento e contou com a presença singular do Presidente da Interpol, Major-General Ahmed Nasser Al Rassi, Sr. Valdecy Urquiza, Secretário Geral da Interpol, Sr. Mahamoud Ali Youssouf, Presidente da Comissão da União Africana e dignatários do governo da África do Sul. Já no período da tarde está reservado a três painéis essenciais do qual destaca-se o II painel sobre o combate ao crime cibernético transnacional em África, em que o Intendente, António NDHAKUPAPO, Director Interino da Direcção de Combate aos Crimes Informáticos do SIC, fará uma abordagem sobre a investigação e desmantelamento de centros de fraudes online.
Realçar que durante a Conferência haverá a eleição do Comité Africano da INTERPOL, um órgão subsidiário/Secretariado Permanente de apoio as Conferências Regionais Africanas, na qual Angola integra a Comissão Eleitoral como membro, com o Benin e Camarões.