
- By Equipe de Marketing
- |
- julho 8, 2025
- 3 min read
O Texas confirmou a morte de mais de uma centena de pessoas. Inundações aconteceram num fim de semana prolongado em que muitas crianças e jovens enchiam os campos de férias da zona.
As inundações no estado norte-americano do Texas fizeram já, pelo menos, 104 mortos e há ainda um grande número de desaparecidos. Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, há pelo menos 41 pessoas desaparecidas, mas um alto funcionário da cidade de Kerrville, uma das mais atingidas, diz que é impossível dar uma estimativa do número total
Só no condado de Kerr, foram encontrados os corpos de 84 pessoas, incluindo de 28 crianças que estavam, na maioria, em campos de férias na zona.
Abbott anunciou esta segunda-feira que foram ativados recursos adicionais de resposta a emergências, tendo prometido que “o Texas permanecerá empenhado até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas e todos os texanos recuperem deste desastre”. “O estado do Texas está a trabalhar 24 horas por dia para apoiar o pessoal de gestão de emergências e as autoridades locais, à medida que continuam as operações de recuperação e salvamento em todo o estado”, disse Abbott numa atualização
“Ainda há uma ameaça de chuva forte com o potencial de causar inundações nas regiões do centro do Texas – Hill Country, Big Country e Concho Valley”, acrescentou o governador. “Os texanos devem manter-se atentos às condições meteorológicas, seguir as orientações das autoridades locais e monitorizar regularmente as previsões. O Texas manter-se-á empenhado até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas e todos os texanos recuperem desta catástrofe, disse.” Sob a direção do governador, o Centro de Operações do Estado do Texas permanece no Nível II (Resposta Escalonada) para apoiar os pedidos de assistência das autoridades locais, à medida que continuam a responder às chuvas e inundações que ainda afetam o estado.
Fim de semana trágico
As inundações, causadas por uma subida repentina do caudal do rio Guadalupe, depois de trovoada e chuvas torrenciais, aconteceram num fim de semana prolongado, em que muitas crianças e jovens estavam em campos de férias situados ao longo do rio.
As autoridades locais estão a ser criticadas por uma alegada resposta tardia nos avisos aos ocupantes dos campos de férias. Os danos que a tempestade causou em antenas de telemóveis na zona pode ter originado uma falha nas comunicações que atrasou a resposta.
O estado do Texas destacou mais de 1.750 funcionários e mais de 975 veículos e equipamentos para responder às inundações. Além dos meios oficiais, há ainda muitos voluntários a ajudar nas operações de busca e salvamento. No entanto, as autoridades estão a desencorajar estas iniciativas populares, dizendo que podem atrapalhar o trabalho das equipas de emergência.