
- By Equipe de Marketing
- |
- julho 5, 2025
- 2 min read
Decorre em na província de Luanda, município da Camama, a primeira edição da Feira Internacional de Negócios Imobiliários (FINI) no Shopping Popular, sob lema “União que constrói o futuro”.
O evento que tem duração de 3 dias, 4, 5 e 6 de julho, conta com 200 expositores chineses e 150 nacionais.
A Feira, traz várias actividades, desde a realização de conferências, debates e concerto musical.
Segundo a administradora da Camama, Claudinete de Almeida, “FINI oferece auxílio, momentos de debates, apresentações e inovações, construções e parcerias estratégicas e atração de investimentos necessários para cooperar e aproveitar debaixo das possibilidades que Angola tem”.
Zhang Bin, embaixador da China em Angola, abordou sobre as relações comerciais de longas datas entre os dois países, afirmando que o “investimento da China em Angola continua a bater recorde com uma forte presença”.
O executivo angolano apoia e assume firmemente a FINI 2025, reconhecendo nela como um instrumento essencial para a diversificação da economia nacional, uma maior dinâmica de divulgação dos avanços, inovações no domínio da infraestrutura da habitação e urbanismo.
A FINI, surge também como uma oportunidade única para aproximar empresários nacionais e internacionais.
Carlos dos Santos, Ministro das Obras Públicas Urbanismo e Habitação, afirmou que o governo “tem uma convicção plena que o evento contribuirá para o estabelecimento de parcerias sustentáveis para o aumento de negócios conjuntos e para que haja investimentos estruturais que reforcem a resiliência e competitividade da economia nacional”.
“O sector da construção continuará sendo um dos pilares centrais no desenvolvimento de Angola, por exemplo nos últimos dois anos o sector da construção contribuiu em média 5,5% para o produto interno bruto. Angola, está comprometida a criar de forma contínua, a produção de acções visando a melhoria de negócios, assim como, continuar a formação técnica e profissional dos nossos jovens”.
O evento contou com a participação de várias figuras diplomáticos, do governo e figuras públicas: Vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, Embaixador da Namíbia, Patrick Nandago, humorista Costa Vilola…
Reportagem/Cecília Levo
Edição/Rogério Mbumba