• 2 min read

Presidente norte-americano enviou há duas semanas tropas para capital alegando haver criminalidade descontrolada na cidade. Agora, apesar dos números apontarem precisamente o contrário, os militares passaram a estar armados mesmo sem uma razão que justifique a decisão de Trump.

As tropas que patrulham a cidade capital vão poder andar armados nas ruas, poderão usar a força como último recurso e em resposta a uma ameaça iminente a morte ou a uma lesão grave. O mandato entrou em vigor na noite de 24 de agosto de 2025, Os Militares passaram a usar pistolas do tipo M17, Rifles M4.

Segundo a Imprensa norte-americana, o Presidente alegou haver alto índice de criminalidade, Trump justificou que “Algo está fora do controle” na cidade que tem mais de 700 mil habitantes.

“Vamos pô-la sob controle muito rapidamente, tal como fizemos na fronteira sul”, avisou.

As autoridades, e as estatísticas desmentem a alegação do Presidente. Os dados indicam que cidade conseguiu nos últimos dois anos, reduzir a criminalidade para os números mais baixos das últimas décadas.

Donald Trump, recorreu a uma lei da 1973 conhecida como lei da Autonomia do distrito Columbia para assumir o controle federal da cidade. O decreto pode ser utilizado quando “existem situações especiais de emergência” e durante um período de 48h, mas o Presidente já assumiu que esse período máximo não será cumprido e que o policiamento prolongar-se-á.

Categories: SociedadeTags: