• 2 min read

O Chefe de Estado, João Lourenço, está de regresso ao país, depois de ter cumprido uma missão de alguns dias em terra japonesa, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana.

A partida de Tóquio ocorreu às primeiras horas de sábado – no fuso local, oito horas mais adiantado que o de Angola -, ainda noite de sexta-feira 22 de Agosto no nosso país.

No aeroporto em Tóquio, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida da Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola acreditada no Japão, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, e de autoridades protocolares nipónicas.

O Presidente João Lourenço presidiu, numa fórmula a dois, com o Primeiro Ministro Shigeru Ishiba, à 9ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África, TICAD.

A TICAD é um mecanismo multilateral de que o Japão se serve desde 1993, quando foi criado, para promover o diálogo com o continente africano, tendo como fim último contribuir para o progresso dos países desta região do mundo. A edição da TICAD deste ano teve lugar na cidade japonesa de Yokohama sob o lema “Co-criar soluções inovadoras com África”.

As reuniões deste bloco de cooperação acontecem de três em três anos, de maneira alternada: a TICAD 8 aconteceu na Tunísia em 2022; a TICAD 9 em Yokohama (Japão) em 2025 e a TICAD 10 será em 2028 novamente num país africano.

JORNAL DE ANGOLA