• 2 min read

A província do Bengo passa a contar, agora, com seis novos municípios, designadamente Barra do Dande, Canacassala, Quicunzo, Panguila, Piri e Úcua, formalizados pelo Decreto Presidencial nº 268/24, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa em vigor no país.

Com aproximadamente 356 mil habitantes, os novos territórios da província do Bengo juntam-se aos Dembos, Ambriz, Nambuangongo, Pango-Aluquém, Dande e Bula Atumba, perfazendo 12 municípios.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director do Gabinete Provincial de Estudos, Planeamento e Estatística do Bengo, Belarmino Matos, disse que com a criação dos seis novos municípios, os ganhos serão imensuráveis, principalmente em termos de infra-estruturas e de empregabilidade na região.

O responsável informou, ainda, que cada município vai receber do Ministério das Finanças (MINFIN) um montante correspondente a 1,2 mil milhões de kwanzas, destinados a cobrir despesas de pessoal, bens e serviços, assegurando o suporte às operações administrativas e aos projectos de desenvolvimento. 

 “Através do desenvolvimento de projectos, é possível criar soluções inovadoras, melhorar a eficiência operacional, alinhar as acções com os objectivos estratégicos e promover o aprendizado contínuo. Portanto, investir no desenvolvimento de projectos é essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio”, enfatizou.

Belarmino Matos referiu, também, que a iniciativa tem como objectivo reforçar os serviços públicos e estimular o desenvolvimento económico e social da província, sendo que a maioria da população se dedica à prática da agricultura, pesca e caça.

“O orçamento inicial garantido reflecte o compromisso com a descentralização administrativa e a melhoria das condições de vida dos habitantes do Bengo”, concluiu o director do GEPE.

VC/Rogério Mbumba | Mérito: Jornal de Angola

Categories: SociedadeTags: