
- By Equipe de Marketing
- |
- julho 8, 2025
- 3 min read
selecção Nacional feminina de futebol Sub-20 caiu com estrondo, 0-8, diante do similar da Zâmbia, em partida disputada ontem no Estádio Hage Geingob, Windhoek, Namíbia, pontuável para a segunda jornada do Grupo B da Taça COSAFA.
Sem garra nem chama, as Welwitschias entraram desconcentradas, pois foram incapazes de segurar o jogo. As zambianas chegaram ao primeiro golo aos 8 minutos, por intermédio de Zangose Zulu, fruto de uma cobrança de um livre fora da área.
Face à baixa estatura da guarda-redes Albertina João, as campeãs optaram por rematar diretamente à baliza angolana. Oito minutos depois, 16’, surgiu o segundo tento das adversárias por intermédio de Saliya. Aos 22’, a mesma atleta voltou a fazer gosto ao pé.
Por um curto período, a equipa nacional reagiu, porém foi surpreendida por mais três golos seguidos. Bwalya, 33’, Victoria Mbalis, 36’, e Eunice, 38’, elevaram para seis tentos, no fecho da primeira parte, sob o olhar incrédulo do selecionador José Trindade.
Na segunda parte, a Seleção Nacional entrou com outra postura, defendeu mais e mostrava-se disposta a marcar o golo de honra. Porém, a equipa da Zâmbia, mais experiente e madura, voltou a assumir o controlo do jogo.
Bwalya fez o segundo da conta pessoal aos 46’e aos 68’, Victria Mbali voltou a balançar as redes da baliza defendida por Albertina João. Face ao desempenho das detentoras do título, o combinado angolano aguardou expectante pelo apito final, sob pena de ver as oponentes a chegarem ao décimo tento.
Amanhã, Angola defronta a África do Sul. Ontem, as sul-africanas derrotaram, 3-0, a Seleção de eSwatini.
Palanquinhas disputam presença nas “meias”
A Seleção Nacional masculina de futebol Sub-20 disputa apuramento para as meias-finais da Taça COSAFA, quando defrontar hoje, às 14h, a congénere do Zimbabwe, no Estádio Hage Geingob, em jogo da terceira e última jornada do Grupo A da Taça COSAFA.
Os Palanquinhas precisam de um ponto para chegar à outra fase, ao passo que o adversário não venceu qualquer jogo na prova enquadrada nos Jogos da SADC.
Sem grande pressão, o grupo comandado por Kito Ribeiro espera somar os três pontos, ante um oponente teoricamente favorável. Em caso de derrota da Namíbia diante do Malawi, Angola também garante a qualificação.
Com quatro pontos, o combinado angolano ocupa a segunda posição do grupo, atrás do Malawi. Em terceiro lugar está a Namíbia, três, e o Zimbabwe é o último.
Kito Ribeiro pode alinhar o seguinte “onze”: Gelson Domingos, Carlos Correia, António Eduardo, Romano Domingos (c), Clemente Gonçalves, Marcelo Faustino, Domingos André, Rosário Paxe, Manuel Bernardo, Danilson Cundula, Luís Panda.
VC/ Miguel Fua